sábado, 24 de maio de 2014

Maltodextrina e Dextrose

Maltodextrina e Dextrose


Se você vem acompanhando o site, já sabe que a única hora do dia que é recomendado a ingestão de carboidratos simples é ao acordar e depois do treino.
Ao acordar, pois você ficou muito tempo sem comer, enquanto dormia, e seu corpo entrou em estado catabólico.
Após o treino, seu estoque de glicose (energia usável) e glicogênio (energia guardada) estão muito baixos. Aí seu corpo libera o cortisol, que é o hormônio catabólico. Ele “come” o tecido muscular, para convertê-lo em glicose.
Nessa matéria vamos falar sobre os 2 carboidratos mais simples e mais famosos, a dextrose e a maltodextrina.

DEXTROSE


A dextrose, mais conhecida como glicose, é a fonte principal de energia do corpo. A dextrose é quimicamente considerada um carboidrato simples. Ela é o açúcar principal que o corpo produz. O corpo produz glicose a partir dos 3 elementos dos alimentos: a proteína, a gordura e o carboidrato. Porém a maior parte é do carboidrato. A dextrose, por ser um carboidrato simples com o alto índice glicêmico de 111 no ranking, é digerida rapidamente, o que estimula a liberação da insulina.


Por quê usar a Dextrose? Muitos ficam preocupados com a questão das calorias contidas nesse suplemento. Mas o que acontece é que o corpo quebra essas calorias para dar combustível ao músculo, após o treino. Ou seja, se você realmente gastou energia no treino, não precisa se preocupar, pois as calorias serão estocadas em forma de glicogênio, e não em forma de gordura.
A dextrose é usada por ter um alto Índice Glicêmico (é absorvida rapidamente). Então, ao utilizar Dextrose no seu shake pós-treino, seu nível de Insulina aumenta rapidamente.

Esse pico de Insulina é o que você quer, pois ele altera o jeito que o sangue processa os nutrientes, colocando seu músculo em prioridade, para absorvê-los.
Ou seja, a dextrose ajudará seu corpo a absorver os outros suplementos contidos no shake, como o Whey Protein e a Creatina.

MALTODEXTRINA


A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis para o corpo assimilar e usar. A Maltodextrina na verdade é um carboidrato complexo, mas suas ligações são fáceis de serem quebradas, e por isso ele é absorvido rapidamente. Têm a ação bem próxima à da Dextrose. 

No entanto, precisa passar pelo fígado para que as ligações sejam quebradas e ela possa ser utilizado, apesar desse processo ser rápido, se comparado com outros açúcares, ainda é mais devagar do que a Dextrose.
Porém,  do mesmo jeito que a dextrose aumenta rapidamente o nível de insulina, a mesma sofre uma queda brusca, após um tempo. A Maltodextrina não deixa essa queda brusca acontecer.

ENTÃO, DEXTROSE OU MALTODEXTRINA?

O recomendado então é usar ambos suplementos, misturados meio a meio. Assim você conseguirá o pico de insulina, muito útil no pós treino, e evitará a queda brusca da mesma.

MELHOR DESEMPENHO
Para ter melhor resultado, você deve ter uma rotina alimentar saudável, se preocupando sempre com a qualidade em todas as refeições ao longo do dia, para ter uma dieta personalizada e individualizada, procure sempre um nutricionista. 


OBS: Se o seu objetivo é a reidratação e reposição eletrolítica (esportes mais aeróbicos e de grande duração, como corrida, lutas, natação, futebol, etc) o ideal é um suplemento que além de fornecer carboidratos, forneça sais minerais, vitaminas e alguns aminoácidos, garantindo boa recuperação e performance.



Fonte: Malhandocerto.com, clubdofitness.com.br.


Compro minha suplementação em 2 sites importados devido ao custoXbenefício:

Healthdesigns - Use o código fernandobergo para $5,00 dólares de desconto na primeira compra.
Samedaysupplements - Clique em "Get Discount" para ganhar $5,00 dólares de desconto em qualquer compra.

Logo mais trarei outros suplementos, aguardem!!!